Notícias e Artigos

Justiça do estado de São Paulo afasta a exigência do ICMS em importações de bens realizada por contribuintes não habituais.

02/05/2019 - Notícias
Porto Advogados por Porto Advogados

A Justiça Paulista tem entendido ser ilegal a cobrança de ICMS em importação de bens realizada por contribuinte não habitual, nos termos da Lei nº 11.001/2001 do Estado de São Paulo. Isso porque, o Supremo Tribunal Federal firmou o entendimento de que a cobrança do ICMS nessas importações, instituída pela EC nº33/2001, somente se legitima no caso de ser existente lei estadual posterior à referida emenda e à Lei Complementar nº 114/2002.

 
No caso da legislação paulista, a edição da lei se deu anteriormente à Lei Complementar nº 114/2002, o que desautoriza a exigência do imposto. Foi por este motivo que o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo declarou inconstitucional o artigo 1º, VII, da Lei nº 11.001/2001.

 
Inclusive, é esse o entendimento que tem sido adotado nas decisões proferidas na justiça estadual, de forma a determinar a liberação de pessoas físicas ao pagamento de ICMS na importação de veículos para uso próprio.

 
Nestes casos, o Tribunal Paulista tem impedido que o Fisco cobre o ICMS supostamente incidente na importação por contribuinte não habitual, para uso próprio, fazendo menção ao fato da Lei Paulista ter sido declarada inconstitucional pela corte estadual.

 
Colocamo-nos à disposição para dirimir eventuais dúvidas ou prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.

 
Atenciosamente,
PORTO ADVOGADOS

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcf5 fashionshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời trang