20/02/2020

Area de atuação Destaques noticias e artigos

OSS hospitalares têm dificuldade para regularizar atividades junto aos Tribunais de Contas

Os Tribunais de Contas têm sistematicamente tecido duras críticas aos Contratos de Gestão celebrados entre a Administração Pública e as Organizações Sociais (OSS) para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços hospitalares.

De acordo com inúmeras decisões proferidas no âmbito do TCU e do TCE/SP, as irregularidades apontadas estão relacionadas com a ausência de efetiva governança, por parte da OSS, na unidade administrada, assim como falta de controle concreto e direto das atividades desenvolvidas e de seus resultados.

Este cenário é consequência de uma característica negativa que se destaca nesses Contratos de Gestão, consistente no estabelecimento superficial e/ou subjetivo de plano de trabalho, padrões de atuação, metas para atingimento e critérios para avaliação de desempenho.

Portanto, considerando os expressivos valores repassados às entidades do Terceiro Setor, sobretudo às que promovem a operacionalização da gestão e execução de serviços hospitalares e de educação, a observância às determinações legais e à jurisprudência dos Tribunais de Contas é fundamental para o dia a dia dos administradores públicos e dos gestores das respectivas Organizações Sociais, evitando-se, assim, penalidades aos responsáveis, bem como potenciais providências pelo Ministério Público.

 

O Porto Advogados fica à disposição para dirimir eventuais dúvidas ou prestar quaisquer esclarecimentos adicionais. Entre em contato conosco.

Outras notícias e artigos

Ver tudo
Newsletter

Cadastre-se para
receber a newsletter