{"id":589,"date":"2022-11-18T10:54:03","date_gmt":"2022-11-18T13:54:03","guid":{"rendered":"https:\/\/porto.adv.br\/?p=589"},"modified":"2022-11-18T10:54:03","modified_gmt":"2022-11-18T13:54:03","slug":"ilegalidade-do-valor-do-imposto-sobre-servico-na-construcao-civil-em-sao-paulo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/porto.adv.br\/ilegalidade-do-valor-do-imposto-sobre-servico-na-construcao-civil-em-sao-paulo\/","title":{"rendered":"Ilegalidade do Valor do\u00a0Imposto sobre Servi\u00e7o na\u00a0Constru\u00e7\u00e3o Civil em S\u00e3o Paulo\u00a0"},"content":{"rendered":"

Empresas do ramo de constru\u00e7\u00e3o civil, no Munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo, t\u00eam questionado judicialmente a forma de cobran\u00e7a do\u00a0Imposto sobre Servi\u00e7o (<\/span>ISS) com base em crit\u00e9rios estabelecidos unilateralmente pela Prefeitura.

As a\u00e7\u00f5es judiciais est\u00e3o fundamentadas no recente entendimento do Superior Tribunal de Justi\u00e7a\u00a0<\/span>(STJ)<\/span>, proferido no julgamento do\u00a0<\/span>Recurso Especial (<\/span>REsp) 1.937.821, segundo o qual as informa\u00e7\u00f5es declaradas pelo contribuinte gozam de presun\u00e7\u00e3o de veracidade e somente podem ser alteradas pelo Fisco mediante instaura\u00e7\u00e3o de processo administrativo pr\u00f3prio.\u00a0<\/span><\/p>\n

Desse modo, os contribuintes de ISS sobre constru\u00e7\u00e3o civil demandam a declara\u00e7\u00e3o da ilegalidade na utiliza\u00e7\u00e3o dos valores fixados pela Prefeitura para fins tribut\u00e1rios, defendendo a utiliza\u00e7\u00e3o dos pr\u00f3prios valores declarados.\u00a0<\/span><\/p>\n

O que foi decidido no REsp 1.937.821?\u00a0<\/span><\/u><\/p>\n

No julgamento do REsp 1.937.821, o\u00a0<\/span>STJ\u00a0<\/span>firmou diversas teses sobre a forma de cobran\u00e7a do\u00a0<\/span>Imposto sobre Transmiss\u00e3o de Bens Im\u00f3veis (<\/span>ITBI). \u00a0<\/span><\/p>\n

Em primeiro lugar, foi declarada a inconstitucionalidade da vincula\u00e7\u00e3o da base de c\u00e1lculo do ITBI com a base de c\u00e1lculo do\u00a0<\/span>Imposto Territorial e Predial Urbano (<\/span>IPTU), que n\u00e3o pode ser sequer utilizada como piso de tributa\u00e7\u00e3o. Munic\u00edpios especialmente na regi\u00e3o Sudeste costumam utilizar o valor venal do IPTU como piso m\u00ednimo no c\u00e1lculo do ITBI.\u00a0<\/span><\/p>\n

Em segundo lugar, os valores declarados pelos contribuintes para fins de ITBI passam a gozar de presun\u00e7\u00e3o de veracidade, sendo vedado ao munic\u00edpio modificar as informa\u00e7\u00f5es declaradas sem instaura\u00e7\u00e3o de processo administrativo pr\u00f3prio, nos termos do art. 148 do C\u00f3digo Tribunal Nacional. Trata-se de pr\u00e1tica que ter\u00e1 que ser implementada em diversos munic\u00edpios.\u00a0<\/span><\/p>\n

Em terceiro lugar, o STJ vedou a tentativa de alguns munic\u00edpios, incluindo o Munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo, de estabelecer previamente uma base de c\u00e1lculo presumida do ITBI com base em valores de refer\u00eancias definidos em tabela da Prefeitura.\u00a0<\/span>\u00a0<\/span><\/p>\n

Como o novo entendimento do STJ pode ser aplicado para\u00a0<\/span>a\u00a0<\/span>constru\u00e7\u00e3o civil?\u00a0<\/span><\/u><\/p>\n

O Munic\u00edpio de S\u00e3o Paulo n\u00e3o adota valores de refer\u00eancia apenas para c\u00e1lculo do ITBI, mas tamb\u00e9m para c\u00e1lculo do ISS incidente sobre servi\u00e7os de constru\u00e7\u00e3o. \u00a0<\/span><\/p>\n

Segundo a Lei\u00a0<\/span>n\u00ba<\/span>\u00a013.701\/03, o valor desse tipo de servi\u00e7o \u00e9 fixado pela Prefeitura a partir de crit\u00e9rios, \u00edndices e estudos, de modo semelhante ao valor de refer\u00eancia do ITBI.\u00a0<\/span><\/p>\n

Assim, as empresas de constru\u00e7\u00e3o civil devem apresentar declara\u00e7\u00e3o com v\u00e1rias informa\u00e7\u00f5es, incluindo materiais incorporados ao im\u00f3vel, subempreitadas, metragem da \u00e1rea constru\u00edda e valor da m\u00e3o-de-obra. Tudo ser\u00e1 considerado pela Prefeitura e ajustado por coeficientes de atualiza\u00e7\u00e3o para apura\u00e7\u00e3o do imposto devido, com base na Instru\u00e7\u00e3o Normativa SF\/SUREM 09\/16. Trata-se de obriga\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria complexa para o ramo de constru\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/span><\/p>\n

Ocorre que o art. 148 do C\u00f3digo Tribunal Nacional, utilizado como base legal no julgamento do REsp 1.937.821, tamb\u00e9m pode ser aplicado para o ISS<\/span>,<\/span>\u00a0al\u00e9m do ITBI. Por esse motivo, a fixa\u00e7\u00e3o do tributo com base em valores de refer\u00eancia est\u00e1 sendo questionada no Judici\u00e1rio.\u00a0<\/span><\/p>\n

\u00a0<\/span><\/p>\n

Sulamita Szpiczkowski e Victor Branco Bellini\u00a0<\/span><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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